Novo concurso IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), tornou-se público um novo edital para completar as novas vagas, são mais de 8 mil oportunidades abertas. Dessa forma, podem se inscrever para a seleção pessoas com nível de escolaridade fundamental e médio.
Dito isto, de acordo com o edital, são exatamente 7.795 vagas referente ao cargo de Recenseador. Já para os cargos de Agente Censitário (Supervisor e Municipal) são 436 vagas prevista para essa seleção.
Dessa maneira, se pretende participar dessa seleção prossiga com a leitura pois será descritas as informações mais relevantes dessa nova seleção do IBGE.
Sobretudo, antes de se inscrever é preciso saber que para ingressar no cargo é necessário preencher alguns requisitos. Assim, destaca-se que os candidatos precisam ter ao menos dezoito anos de idade.
Ainda mais, o nível de escolaridade do participante deve ser compatível com o nível do cargo, é preciso apresentar boa aptidão física e mental, bem como, deve estar em dia com as obrigações eleitorais e militares.
Nesse sentido, os candidatos precisarão declarar que não atuam como MEI (microempreendedor), dentre outras exigências, as quais estão descritas no edital do processo seletivo simplificado.
Dessa forma, ressalta-se que os profissionais que obtiverem a contratação para o cargo de Agente (Censitário/Supervisor), irão exercer 40 horas semanais de trabalho. Assim, a remuneração para esses cargos alterna de R$ 1.700,00 a R$ 2.100,00.
Assim como, os profissionais contratados para o cargo de Recenseador deverão cumprir ao menos 25 horas por semana. Contudo, a remuneração prevista para esse cargo é contabilizada mediante o número de produtividade.
Bem como, está previsto para ambos os cargos benefícios adicionais, como: auxílio transporte, auxílio alimentação, além disso, auxílio pré-escola.
Portanto, para auxiliar na sua preparação, adquira a apostila do IBGE 2022, com conteúdo específico e questões comentadas. Lembrando que as apostilas são específica para este certame.
Processo de inscrições e seleção
Primeiramente, para participar da seleção os profissionais precisam realizar a inscrição. Nesse sentido, destaca-se que as inscrições devem ser feitas de forma presencial, até o dia 16 de setembro, nos postos do IBGE, na região em pretende atuar.
Dessa forma, ressalta-se que não cobrança de taxa de participação para esse processo seletivo. Assim, os candidatos irão preencher o formulário de inscrição e assinar, e em seguida apresentar no local de inscrição.
Dito isto, caso pretenda obter informações adicionais sobre essa seleção acesse a página oficial do IBGE, por meio dessa página os interessados poderão ler o edital publicado também.
Por fim, é de suma importância que os candidatos saibam que há vagas reservadas, para concorrê-las é preciso ter o perfil estabelecido no edital.
Portanto, a seleção dos candidatos será feita por análise de títulos dos candidatos, logo após a classificação haverá treinamento para candidatos.
Nesse sentido, os contratos celebrados terão duração de até cinco (5) meses. Desse modo, se pretende participar da seleção realize a inscrição o quanto antes, e acompanhe todas as etapas por meio da página do instituto.
Enfim, para auxiliar na sua preparação, adquira a apostila do IBGE 2022, com conteúdo específico e questões comentadas. Lembrando que as apostilas são específica para este certame.