Para quem deseja atuar na área da saúde, está é uma ótima oportunidade, pois são diversas as vagas ofertadas para Agente Comunitário de Saúde (ACS), este profissional é de grande importância pois auxilia na prevenção das doenças, nesse sentido atua diretamente na comunidade que faz parte.
Sendo assim é válido informar que este profissional ingressa no cargo por meio de concurso ou processo seletivo, além disso são muitas as vagas pois este profissional atua na saúde básica, preventiva, ou seja, todos os municípios devem ter em sua equipe.
Nesse sentido, se possui interesse em participar da seleção, é importante que conheças as principais atribuições, funções dos cargos e informações adicionais. Dito isto, se deseja ter mais informações continue acompanhando este breve e explicativo artigo.
Concurso Agente Comunitário de Saúde (ACS)
Cabe destacar que Agente de Saúde e Agente Comunitário de Saúde (ACS) atuam em uma determina área, ou seja, é responsável por uma região especifica, geralmente a região em que reside, pois já tem conhecimento da área e conhece os moradores do bairro.
Desta forma o profissional deste cargo irá ser destinado para desenvolver atividades junto a comunidade em que reside, com o objetivo de prevenir possíveis doenças e além disso promover a saúde e prevenção, utilizando de estratégias, utilizando da técnica interdisciplinar.
Sendo assim este profissional irá realizar atividades, dentre as responsabilidades está atuar realizando visitas domiciliares, nesse sentido desenvolver suas atribuições de acordo com as legislações estabelecidas no Sistema único de Saúde (SUS).
É válido entender melhor como surgiu esta profissão, ou seja, o Agente Comunitário de Saúde teve como profissão reconhecida em 1991, sendo assim foi regulamentada pelo Ministério da Saúde, acrescenta-se que os municípios que tiveram seus primeiros profissionais foram Distrito Federal e São Paulo, dessa forma este cargo foi fundado visando possibilitar a prevenção e melhorar a qualidade de vida dos residentes da comunidade.
Requisitos
A lei que regulamenta esta profissão é a lei federal n°11.350, sendo assim esta lei estabelece que o Agente Comunitário de Saúde deverá ter ao mínimo nível escolar médio (completo), além disso é solicitado que o profissional resida na área em que irá atuar.
Para trabalhar no cargo é requerido também que o profissional tenha ao menos dezoito anos de idade ou mais, é necessário ser classificado em concurso ou processo seletivo, conforme determina a lei.
Para atuar na área será preciso desenvolver as seguintes atividades, confira a seguir:
- Possuir contato diretamente com as famílias, as quais fazem parte da sua região;
- Trabalhar em equipe;
- Promover ações que sejam educativas visando promover a saúde e prevenção de possíveis doenças;
- Realizar o cadastro das famílias atendidas e manter atualizado;
- Encaminhar e orientar as famílias aos serviços prestados da saúde básica.
- Realizar atividade com o objetivo de integrar a comunidade com a equipe da unidade básica.
Salário e carga horária
Segundo informações a média salarial dos profissionais deste cargo alterna de R$1.405,00, a R$1.532,00, cabe destacar que poderá ser acrescido de benefícios adicionais, os profissionais irão atuar em jornadas de 40 horas semanais.
Como realizar a inscrição ao cargo?
Desta forma, se tem interesse em inscrever-se para a seleção acesse a página, por meio deste é possível verificar todas as vagas disponibilizadas, é válido informar que antes de realizar a sua candidatura verifique se atende aos requisitos solicitados e se a vaga é para região que pretende atuar.
Por fim, pode-se inferir que esta profissão é de extrema importância para a comunidade, pois auxiliar na prevenção e promoção da saúde, além disso é responsável por criar elo de confiança entre os profissionais e a comunidade.