A partir de hoje, os cidadãos brasileiros já podem consultar se possuem valores pendentes (Dinheiro Esquecido 2023), a receber através do site do Banco Central. A consulta estava suspensa desde maio de 2022 e agora permite que os usuários verifiquem se possuem dinheiro esquecido em bancos e outras instituições financeiras. A estimativa é que haja R$ 6 bilhões a serem devolvidos, incluindo valores para cerca de 38 milhões de pessoas físicas e 2 milhões de pessoas jurídicas.
O processo de resgate do Dinheiro Esquecido 2023 poderá ser solicitado a partir de março, e se ao fazer a consulta o resultado for positivo, o cidadão deverá retornar ao site no dia 7 de março, a partir das 10h, para solicitar a devolução. Uma das novidades da nova fase de consultas é a possibilidade de verificar valores de pessoas falecidas. Além disso, também foram incluídas contas de pagamento pré ou pós-paga encerradas com saldo disponível, contas mantidas por corretoras e distribuidoras.
Para retirar o dinheiro, é necessário seguir alguns passos. Primeiramente, é preciso acessar o site valoresareceber.bcb.gov.br na data e no período de saque informado na primeira consulta. Caso tenha esquecido que dia era esse, é possível voltar ao sistema na repescagem. Em seguida, é necessário fazer login com a conta Gov.br (nível prata ou ouro). Se o cidadão ainda não tiver conta nesse nível, deve fazer logo o cadastro ou aumentar o nível de segurança (no caso de contas tipo bronze) no site ou no aplicativo Gov.br.
O Banco Central aconselha o correntista a não deixar para criar a conta e ajustar o nível no dia de agendar o resgate. Depois disso, é preciso ler e aceitar o termo de responsabilidade e verificar o valor a receber e a instituição que deve devolver o dinheiro.
É importante lembrar que a consulta e o resgate são gratuitos, ou seja, o cidadão não precisa pagar nenhuma taxa para receber o valor pendente. Além disso, a consulta pode ser feita de forma segura e prática, sem a necessidade de se deslocar até uma agência bancária ou instituição financeira. Com a retomada do serviço, espera-se que muitas pessoas possam ter acesso a valores esquecidos e, assim, terem um alívio financeiro em meio a um período de crise econômica.
É importante destacar que o Banco Central não enviará mensagens de SMS ou e-mails solicitando informações ou pedindo pagamento de taxas. Portanto, é importante que os cidadãos se protejam de golpes e fraudes, evitando fornecer informações pessoais ou realizar transações financeiras suspeitas.
Além disso, o processo de devolução do Dinheiro Esquecido 2023 pode levar alguns dias para ser concluído, dependendo da instituição financeira responsável. É importante estar atento às informações fornecidas pelo Banco Central e seguir corretamente os procedimentos indicados no site.
A iniciativa de retomar as consultas de valores pendentes a receber é uma importante medida para garantir a transparência e a eficiência do sistema financeiro brasileiro. Com isso, espera-se que muitos cidadãos possam ter acesso a recursos financeiros que estavam esquecidos e, assim, contribuir para a melhoria da economia do país.