Dinheiro Esquecido 2° Fase, Saiba se você tem valores a receber

Publicidade

Dinheiro Esquecido: Uma nova fase do Sistema de Contas a Receber do Banco Central (BC) está prestes a começar. No entanto, BC anunciou que irá divulgar a data em 2023.

Agora, espera-se que o banco divulgue oficialmente as novas informações nos próximos dias. O sistema deverá devolver 4 bilhões de reais para 1,6 milhão de pessoas físicas e jurídicas.

Publicidade

A este respeito, o banco central disse que a greve dos funcionários públicos, que foi suspensa na semana passada, pode ter atrasado o calendário do evento. O objetivo é garantir que os trabalhadores possam aplicar as melhorias feitas no sistema antes do início da segunda fase. No entanto, com a paralisação, isso não é possível.

Assim, entre as várias fontes de fundos esquecidos que poderá consultar nos próximos dias estão:

  1. Cobranças indevidas;
  2. Cobrança indevida de parcelas ou débitos em operações de crédito;
  3. Fechamento de pagamento, poupança ou contas correntes com saldos disponíveis;
  4. Contas mantidas por corretoras e corretoras de títulos ou títulos fechados com saldos disponíveis;
  5. Entidades em liquidação extrajudicial;
  6. Fundo de garantia de crédito;
  7. Fundo de Garantia de Cooperação de Crédito.

Finalmente, na segunda fase, a inovação do banco central facilitará ainda mais as saídas de valor. Isso porque não é mais necessário agendar uma nova consulta para verificar o valor total a ser sacado. Se um cidadão esquecer de trazer dinheiro, ele poderá ser resgatado na primeira consulta. Os bancos terão até 12 dias úteis para enviar via Pix.

Suspensão temporária de consultas ao Sistema de Contas a Receber (SVR) para melhorias. Em breve, o banco central divulgará:

  • A data de reabertura do sistema para novas consultas e resgates de saldos existentes;
  • Informações de Valor Esquecido.
Qual a origem do dinheiro esquecido?

O valor a ser pago vem de diversas fontes, desde poupança encerrada ou contas correntes com saldos disponíveis, de recursos não procurados pelo consórcio, de taxas ou parcelamentos indevidos, de contas de corretagem encerradas com saldo positivo, entre várias outras situações.

Considerações

Salienta-se que o Banco Central não entra em contato com as pessoas, além disso é informado que não se deve acessar links suspeitos, pois a consulta deve ser realizada somente no site oficial.

Portanto, caso tenha alguma dúvida realize a consulta, desta forma terá certeza se possui ou não dinheiro a ser recebido, sem dúvidas esta novidade irá beneficiar milhões de brasileiros que irão iniciar o ano com valor “inesperado”, sendo assim para informações adicionais acesse o site oficial do Banco Central.

Gostou desse artigo? Então, fique por dentro de outros artigos no site referente a esses assuntos, continue navegando.

Postagens Relacionadas