Você alguma vez já pensou em participar de algum concurso para área de assistência social? Sem dúvidas por meio do concurso público é garantido sobre tudo estabilidade ao profissional, nesse sentido são diversas as vagas ofertadas para o CRAS (Centro de Referência em Assistência Social).
Sobretudo antes de inscrever é válido que saiba mais sobre os cargos ofertados e a respeito da instituição, cabe destacar que as vagas ofertadas são para candidatos de diversos níveis de escolaridade em virtude de o CRAS precisar ter em sua composição equipe técnica e toda estrutura para receber os usuários e realizar as atividades dos programas ofertados.
Antes de tudo é importante ressaltar que o CRAS é o Centro de Referência da Assistência Social, nesse sentido todos os municípios possuem no mínimo uma unidade, o CRAS foi criado com o objetivo de prestar atendimentos individualizado ou em grupos, para pessoas que estão em situação de vulnerabilidade.
Desta forma o CRAS é o responsável pela proteção básica dos indivíduos, os atendimentos prestação envolvem diversas situações, nesse sentido todas as pessoas que se encontram em situação de vulnerabilidade social, podem recorrer ao CRAS mais próximo, para receber a devida orientação e suporte da equipe técnica.
Sendo assim se deseja atuar na área da assistência social está é uma ótima oportunidade, dessa maneira conheça como é formada cada equipe técnica, e como é feita a composição para melhor atender a população.
Pequeno Porte I: 2 técnicos (as) de nível superior: 1 assistente social e 1 psicólogo (a); 2 técnicos (as) de nível médio.
Pequeno Porte II: 3 técnicos (as) de nível superior: 2 assistentes sociais e 1 psicólogo (a); 3 técnicos (as) de nível médio.
Médio, Grande, Metrópole: 4 técnicos (as) de nível superior: 2 assistentes sociais, 1 psicólogo (a) e outro (a) profissional que compõe o SUAS; 4 técnicos (as) de nível médio.
Desta maneira cabe destacar que a remuneração ofertada varia de R$ 1.210,44 a R$ 6.200,58, podendo ser acrescidos de benefícios adicionais, os profissionais selecionados deverão cumprir jornadas de trabalho de 20 horas a 40 horas semanais, dependo do cargo que desejar concorrer.
Dentre as funções destinadas aos profissionais do CRAS está orientar e encaminhar benefícios eventuais, emitir carteirinha do idoso, ser encaminhadas para demais políticas públicas, ser registrado no cadastro único do governo federal, realizar atividades de lazer, esporte, cultura entre outros.
Os interessados em atuarem na área de assistência social podem conferir os cargo por meio da página, as vagas ofertadas são para diferentes localidades, sendo assim é sugerido que antes candidatar-se verifique se atende aos requisitos e se a vaga é para sua região.
Os profissionais selecionados serão contratados mediante comprovação dos seguintes documentos:
- Ser brasileiro nata ou naturalizado, conforme estabelece a legislação;
- Ter idade mínima de dezoito anos de idade (18 anos);
- Estar em conformidade com obrigações eleitorais e militares em caso de candidatos masculinos;
- Comprovar a escolaridade conforme exige o cargo pretendido;
- Caso de nível superior possuir registro junto ao conselho da profissão;
- Dentre outros requisitos.
Acrescenta-se que os profissionais do CRAS são os responsáveis pelo fortalecimento de vínculos das famílias as quais são assistidas pela instituição, dessa maneira trabalhar nesta área requer um olhar diferenciado, capacidade de escuta, trabalho em equipe, habilidade de escuta, sensibilidade e empatia.
Portanto as principais informações foram prestadas ao decorrer deste artigo, acrescenta-se que os profissionais podem ser contratados por meio de concurso público ou processo seletivo, dependo das instituições, para informações acesse a página mencionada.
Ressalta-se, que com certeza está é ótima uma chance para quem deseja iniciar 2022 empregado, pois são diversas oportunidades divulgadas, para atuar no CRAS (Centro de Referência em Assistência Social).