O IBGE lançou mais um processo seletivo (o Concurso IBGE 2022) para contratação de trabalhadores temporários para o Censo 2022. Existem 15.075 vagas de emprego para recenseadores que precisam concluir o nível básico. O prazo do contrato é de até três meses, com possibilidade de prorrogação.
Além disso, 1.022 vagas foram reservadas para candidatos com deficiência e 3.157 vagas foram reservadas para candidatos que se autodenominavam pretos ou pardos – cargos que não foram preenchidos durante o processo seletivo de 2021.
A compensação será calculada com base na produção, setor censitário e outras condições de trabalho, taxas fixas e conhecimento prévio do recenseador. O instituto disse que a carga horária “recomendada” era de pelo menos 25 horas semanais, além do treinamento obrigatório para o cargo.
Neste sentido, qualquer pessoa interessada em candidatar-se deve:
- Ter 18 anos e ter concluído o ensino fundamental;
- Manter-se a par das obrigações eleitorais e gozar plenamente dos direitos políticos;
- ter condições físicas e mentais para ocupar o cargo;
- Possuir nacionalidade brasileira ou portuguesa.
No entanto, os candidatos com deficiência devem marcar esta opção no formulário e apresentar um relatório médico emitido até 12 meses atrás.
Enfim conforme edital publicado no Diário Oficial da União, os candidatos devem preencher ficha de inscrição para um dos cargos do IBGE listados no edital.
Por fim, a versão completa do Edital IBGE 2022 está disponível no site do IBGE. As inscrições gratuitas começam nesta quinta-feira (28) e terminam na quarta-feira, 3º de agosto.
Função de censo
Contudo a principal função de um recenseador é entrevistar os moradores durante a coleta. Na competição IBGE 2022, como a remuneração é baseada na produção, pode variar de acordo com a jornada de trabalho e a facilidade de estar longe de casa.
A função principal
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE é o principal provedor de dados e informações do país, atendendo às necessidades dos mais diversos segmentos da sociedade civil, além de órgãos governamentais federais, estaduais e municipais.